"A PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS "
" Para que outros possam viver "

LETREIRO

- N u P D e C 1 - B. A. - Juntos, Diminuindo Diferenças, Somando Esforços, Dividindo Experiências e Multiplicando Resultados. - N u P D e C 1 - B.A. - Proteção e Defesa Civil Núcleo Bairro Alto. - " A PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL SOMOS TODOS NÓS "

Participantes de maratona vão criar jogos para prevenção de desastres TECPUC - G1

Com duração de 48 horas ininterruptas, o evento vai começar às 19h. Ele tem o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e do Núcleo Voluntário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC Bairro Alto).

Objetivo é produzir games que capacitem o usuário em situações de risco.
1º Game Jam será realizado na PUC-PR, em Curitiba, a partir de sexta (10).
Thais KaniakDo G1 PR

Game foi criado para capacitação em desastres ambientais (Foto: Arquivo Pessoal)Game foi criado para capacitação em desastres
ambientais. Este é voltado para crianças pequenas
(Foto: Arquivo Pessoal)
Com a intenção de desenvolver jogos focados em prevenção de desastres, a Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) vai promover o 1º Game Jam para Defesa Civil de sexta-feira (10) a domingo (12).
A professora de engenharia de produção Rosimeire Sedrez Bitencourt, coordenadora do evento, conta que, até mesmo por ser inédito, ele será um desafio e um aprendizado para todos os participantes.
O objetivo do Game Jam é a criação de jogos para capacitação em prevenção de desastres, como incêndios, enchentes, deslizamentos, entre outros.
Como a Defesa Civil realiza capacitações com as comunidades, principalmente em colégios, sobre como agir em desastres e até preveni-los, os jogos produzidos – mostrando situações de risco – serão utilizados como material de apoio para se aprender de forma lúdica.
Lixo no rio
Um jogo com este formato já foi desenvolvido por um bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) da equipe de Rosimeire. O estudante Alan Luiz Freitas Domingues, de 22 anos, do 5º período do curso de jogos digitais, da PUC-PR, criou um game para celular para crianças pequenas voltado à questão do lixo.
“As crianças precisam retirar o lixo do rio em um determinado período de tempo, se isso não for feito, o rio enche e acaba invadindo a casa delas mesmo”, explica a professora. “O jogo bastante simples, mas foi o primeiro que a gente criou. Queremos fazer outros mais completos e complexos, para faixas de idade diferentes”, complementa.
Ela conta que o estudante levou quatro meses, com dedicação de oito horas semanais, para desenvolver o jogo. O bolsista teve o auxílio de uma equipe de design para cuidar do som e da imagem do game. “Como no evento teremos vários participantes e grupos multidisciplinares, as criações vão ser mais rápidas”.
Elaboração de games
Todos os tipos de jogos – de tabuleiro a digitais – podem ser desenvolvidos. Os melhores serão divulgados no site da Defesa Civil e poderão ser utilizados em contexto real, conforme a organização do evento.
Estudantes e profissionais das mais diversas áreas como engenharia, design, música, desenvolvedores de jogos, publicidade entre outros, podem participar.
Inicialmente, segundo a professora, seriam 70 vagas, mas, como a procura foi intensa, a organização decidiu abrir espaço para até 120 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
De acordo com Rosimeire, a ideia do evento foi estimulada por um projeto de capacitação em prevenção em desastres que ela realiza, desde 2012, em parceria com a professora Lia Buarque de Macedo Guimarães da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).
Serviço
O 1º Game Jam vai ser realizado no Bloco 3 do Parque Tecnológico (Bloco de Mecânica). Os participantes podem entrar pelos Portões 1 e 3, localizados nas ruas Imaculada Conceição e Guabirotuba, respectivamente, do campus Curitiba.
Com duração de 48 horas ininterruptas, o evento vai começar às 19h. Ele tem o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e do Núcleo Voluntário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC Bairro Alto).
  •  
Jogo para celular foi desenvolvido por aluno do curso de jogos digitais, da PUC-PR (Foto: Arquivo Pessoal)Game para celular foi desenvolvido por aluno do curso de jogos digitais, da PUC-PR (Foto: Arquivo Pessoal
)